Tempo de leitura: 6 minutos
Hoje em dia, não conseguimos mais imaginar o mundo sem internet. É como se precisássemos dela para tudo no dia a dia, seja para assistirmos às séries, pagar as contas, comprar algum produto, etc. Muitas das coisas que antes fazíamos sem precisar de um computador ou de um smartphone, agora só fazemos no mundo digital.
Desse modo, é compreensível que a segurança online vire uma preocupação constante. Afinal, nós colocamos diversas informações pessoais importantes na internet e sabemos como existem criminosos por aí capazes de roubá-las e utilizá-las para os mais diversos fins ilícitos.
É por isso que os protocolos seguros de comunicação existem. O SSL é um dos mais utilizados e mais importantes para a segurança digital da informação. Continue com a gente para aprender tudo o que você precisa saber sobre o SSL e a sua importância para os seus dados na web!
TÓPICOS
O que é o protocolo SSL?
SSL é uma sigla em inglês para Secure Sockets Layer que, em português, seria Camada de Soquetes Segura. Ele é um tipo de protocolo criado no início dos anos 90 com o objetivo de proporcionar uma via de comunicação segura dentro da conexão entre dois computadores.
Isso faz com que os dados transmitidos de um canal para o outro permaneçam inteiros e sem permissão de acesso por terceiros que não possuam autorização. O SSL utiliza a criptografia, que serve para codificar os dados da conexão entre o navegador e o servidor nos quais eles estão sendo acessados.
Essa ação gera um tipo de chave que apenas quem está autorizado poderá decodificar e converter em uma informação a qual pode ser lida corretamente.
Saiba mais em: Hyper Text Transfer Protocol Secure.
Onde encontramos o SSL?
Você certamente já viu o SSL enquanto estava pela web e nem percebeu! Quando você entra em algum site e ele está autenticado pelo SSL, duas coisas aparecem na barra de endereços: o ícone de um cadeado (geralmente no início da barra) e as letras HTTPS (antes do endereço, ao lado direito do cadeado).
Já os viu por aí, não foi? O HTTPS é uma versão melhorada do pouco confiável HTTP. As três primeiras letras da sigla querem dizer Protocolo de Transferência de Hipertexto e o S no HTTPS significa Seguro, ou seja, ele avisa que o site tem a autenticação SSL e é seguro para comunicar dados e informações.
Apesar de qualquer website poder utilizar o SSL para provar que é autêntico e seguro, esse protocolo na verdade tem como maior intuito proteger dados dentro de um tráfego. É por isso que são muito requisitados em sites de bancos e lojas, já que nesses lugares o tráfego de dados importantes é intenso.
Por que é importante utilizar o protocolo SSL?
Todo esse desenvolvimento digital proporciona uma série de benefícios e oportunidades tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. No entanto, ele acaba atraindo a atenção indesejada dos criminosos virtuais, que estão ansiosos para adquirir todas essas informações sensíveis, como senhas de bancos, etc.
Os criminosos cibernéticos já fizeram de vítimas milhares de empresas, indivíduos e até governos! Eles roubam dados, vazam informações, interrompem atividades e assim prejudicam o funcionamento dos serviços online, tirando a confiança de muitas pessoas.
É por isso que os sites que possuem o certificado SSL transmitem segurança e confiabilidade aos seus usuários. Afinal, ao codificar as informações comunicadas ali, ele previne que terceiros possam agir de má índole e atrapalhar a vida de todos os envolvidos.
Como o SSL funciona?
O funcionamento do SSL começa quando uma pessoa entra em algum site que possua essa tecnologia. Isso automaticamente faz com que o navegador envie ao site um requerimento do certificado em questão. Quando o site responde, o navegador avalia para se assegurar de que o certificado é de confiança.
Se estiver tudo confirmado, o protocolo SSL dará início às suas atividades de criptografia, ou seja, a codificação dos dados comunicados por aquele site. Dessa forma, são criadas duas chaves criptografadas: a simétrica, que fica no navegador e é usada na decodificação das informações, e a pública, que fica no servidor e faz a codificação das informações.
Isso faz com que os criminosos não consigam entrar na conexão e roubar os dados para decodificá-los, já que ele não está autenticado pelo protocolo SSL e não contém um certificado ou uma chave para descriptografar as mensagens.
Como conseguir o certificado SSL?
Se você possui um site de compras e vendas ou algum outro negócio virtual e deseja o certificado SSL para proporcionar mais segurança e mostrar para seus clientes que sua empresa é confiável, pode consegui-lo através do seu serviço de hospedagem. Veja uma lista com os melhores serviços de hospedagem para o seu site e que incluem o certificado SSL gratuitamente.
O processo para isso acontecer depende de quem está provendo os serviços para a sua página. Geralmente, grande parte das empresas de hospedagem possuem a opção para instalar o protocolo SSL nos sites que precisam dele.
Depois que as informações necessárias forem confirmadas, um certificado SSL poderá ser emitido pela empresa responsável. Muitas vezes, você não precisa se preocupar tanto com esses processos, pois eles costumam ser automáticos, já que o próprio servidor da hospedagem realiza as verificações, expede o certificado e também o instala.
Prefira adquirir o certificado da empresa que já te oferece a hospedagem ou a plataforma para o seu site. Isso porque, dessa forma, a instalação é bem mais prática e fácil, podendo até ser gratuita.
Quando você contrata o SSL de outro lugar, você mesmo precisará instalá-lo e isso pode ser bem complicado para quem não tem experiência.
Então, se você ainda não escolheu a empresa que irá hospedar o seu site ou está pensando em trocar, preste atenção ao contrato e verifique se ela possui o certificado SSL disponível para instalação, se é de graça, se é automaticamente instalado e outras especificações. Caso ainda não tenha escolhido uma hospedagem ou deseja migrar a sua, veja nossos artigos de hospedagem de sites.
Conclusão
Agora que você entendeu o que é o certificado SSL e o quão importante ele é, não acha que precisa de um? Além de agregar mais valor à sua empresa, você também proporciona mais segurança e fidelidade aos seus clientes e usuários, além de protegê-los de qualquer ameaça. Não perca mais tempo!