Tudo Sobre Design de Experiência do Usuário (UX)

Tudo Sobre Design de Experiência do Usuário (UX)

Tempo de leitura: 6 minutos

A tecnologia vem avançando de tal forma que tudo relacionado a ela precisa de novas versões. Cada aplicativo ou ferramenta precisa vir com novas funcionalidades sempre pensando em facilitar ao máximo o cotidiano e a experiência das pessoas. Trata-se de um círculo virtuoso. Ou vicioso, dependendo do modo como cada pessoa entende este processo.

De qualquer forma, a experiência ao usar essas ferramentas precisa ser a mais fácil e dinâmica possível. É aí que pode ser usado o User Experience Design ou simplesmente design da experiência de uso. Quer saber o que é isso? Siga lendo.

UX (User Experience): o que é?

Como o próprio nome já deixa explícito, o User Experience é o sentimento que alguém tem ao usar algo. É a experiência propriamente dita. E nisso podemos incluir produtos, serviços e até interações.

Nesse sentido, é preciso entender o conceito de usuário: trata-se tão somente de qualquer pessoa que possa interagir ou utilizar algo. Quando chegamos ao conceito de User Experience, percebemos o quão importante é fazer com que a experiência do usuário seja a mais positiva possível.

Engana-se, no entanto, quem acha que User Experience (ou simplesmente UX) se resuma apenas a um punhado de aplicativos e websites visualmente bonitos.

Trata-se de um processo bem mais amplo e complexo do que isso, abrangendo todos os aspectos da experiência de um usuário, do início ao fim. Por isso precisamos dar um passo além, falando a respeito de mais um conceito, o de User Experience Design.

Como funciona o User Experience Design

Em linhas gerais, podemos dizer que User Experience Design é uma área multidisciplinar, que considera os elementos que fazem parte da experiência de uso de alguém.

Diferente do design tradicional, o User Experience Design se baseia na prática de pesquisa com usuários e, para isso, usa de métodos como o Design Thinking e Lean Startup.

E, qual seria o objetivo dessa área? Simples: criar experiências que sejam funcionais, confiáveis, usáveis. E, principalmente, prazerosas. Dessa forma, necessidades e expectativas de usuários e empresas ficam mais alinhadas.

É bom recordar que há algum tempo o projeto de um produto qualquer era extremamente simples. Bastava ter uma ideia e colocar coisas chamativas nesse produto. De resto, era ficar na torcida para que o usuário apreciasse o produto final. O problema é que esse método dependia muito da sorte.

O User Experience Design veio justamente com uma proposta diferenciada: fazer produtos e serviços tendo como base técnicas de pesquisas com o usuário. Atualmente, mesmo que o termo esteja muito ligado a websites, softwares e aplicativos, o UX Design é bem mais do que isso.

A importância do UX Design

A experiência do usuário passa a ser essencial para o fluxo de experiência (compra, troca de informação ou teste). Eis a principal importância de um User Experience Design.

Isso acaba sendo bastante lógico se levarmos em consideração que vivemos em uma época na qual gozamos de máxima interatividade, o que faz com que os feedbacks dos usuários sejam cada vez mais rápidos e relevantes no processo de fidelização de clientes.

E mais: trata-se de um recurso que pode ir além de pesquisas ou feedbacks. Sua essência é também construir uma relação com os usuários de um determinado produto ou serviço.

Então, diante de um problema, por exemplo, é fundamental entender o porquê de o usuário estar indignado, chateado ou frustrado. Compreendê-lo, ser sincero e demonstrar que tudo o que é possível para resolver a questão está sendo feito são atitudes fundamentais no processo de entender e de melhorar a experiência da pessoa.

E, por isso o UX Design é tão importante: ele trabalha para que o usuário de Internet possa se sentir bem. É essa confiança construída faz com que um produto ou uma marca sejam cada vez mais consumidos, conquistando sempre mais engajamento.

No fim das contas, todos saem ganhando: o cliente, pois se sentiu atendido em suas demandas e necessidades e a empresa, que fortaleceu sua marca, conquistando resultados cada vez melhores em um mercado cada dia mais competitivo.

Aplicação do User Experience Design

Dentro do próprio conceito de User Experience Design, existe o que chamamos de Use Interface Design, que se refere precisamente à parte visual, e a usabilidade de produtos.

Tomando como exemplo a necessidade de melhorar um site para que a experiência do usuário da página seja cada vez melhor, um dos elementos nos quais você certamente terá que focar é a arquitetura de informação presente no site.

Isso porque ela precisa ser muito bem organizada, além de ser coerente e intuitiva, estando alinhada ao perfil do seu público-alvo. Tudo isso envolve o que podemos chamar de Use Interface Design, que, nada mais é do que uma das formas de aplicação do User Experience Design.

No caso da estruturação do site, ela tem um objetivo claro: facilitar o processo de encontrar algo dentro da página. Nesse sentido, menus, cores e símbolos são apenas alguns dos elementos a serem utilizados para sinalizar a um usuário em qual parte do site ele está, deixando a navegação mais fluida, mais orgânica.

Quer algumas dicas de como fazer bom proveito do User Experience Design em suas páginas? Acompanhe:

  • Crie um mapa para o site e verifique com frequência se os usuários que trafegam nele seguem esse mapa.
  • Deixe claro o que cada ação irá gerar (a consequência de clicar em um determinado botão, por exemplo).
  • Não coloque muitas informações numa mesma página. Isso pode poluir a tela e deixar o usuário confuso.
  • Insira gatilhos mentais na arquitetura do site, deixando o que você quer que o usuário veja de primeira bem destacado.

Por fim, como estamos falando da experiência do usuário, é preciso ter em mente que é essencial pesquisa e conhecimento do seu público, pois só assim você terá como elaborar experiências gratificantes para ele.

Portanto, esteja sempre atualizado quanto aos gostos e necessidades de quem acessa seu site frequentemente. Desse modo, será possível proporcionar a este grupo uma experiência tão boa que fará não apenas com que este usuário volte, mas também que ele faça propaganda de graça para você!

Comentários