Tempo de leitura: 6 minutos
Como criar conteúdo para blog? Esse é um questionamento comum no mundo dos bloggers e sua resposta vai além de um passo a passo. Primeiro é preciso entender que dentro dessa pergunta está embutida outra: como criar conteúdo que traga resultados?
Para que um conteúdo traga resultados, ele precisa ter qualidade, já que um texto sem qualidade as pessoas não leem e, se não leem, não interagem, não compartilham e o blog morre.
Além disso, investir na produção de artigos, imagens e vídeos sem qualidade é desperdiçar tempo e dinheiro com algo que não vai trazer resultados.
TÓPICOS
Mas o que é um conteúdo de qualidade?
Um conteúdo de qualidade, em primeiro lugar, deve estar alinhado a sua proposta. Por exemplo, se o motivo (a proposta) para a criação de um artigo é ensinar alguém como fazer algo, um tutorial, o texto deve cobrir amplamente essa questão e realmente oferecer uma solução de valor a quem vai lê-lo, englobando todos os pontos e possíveis dúvidas.
Em segundo lugar, o texto deve ser bem escrito. Não estamos falando apenas de evitar erros gramaticais, de concordância ou de ortografia, mas de ir além e explicar o tema de forma clara, objetiva e adaptada à forma como as pessoas leem na internet.
Um terceiro ponto, mas não menos importante: o conteúdo precisa estar otimizado de forma que motores de busca, como o Google, o encontrem mais facilmente e o posicionem bem nos resultados.
É preciso que, no caso de um artigo, o texto seja escaneável, contenha links internos e externos, tenha as palavras-chave, conte com uma URL simples e amigável, além de outras coisas.
Tipos de conteúdo para blogs
Acima tomamos como exemplo os artigos para explicar o que é um conteúdo de qualidade. Mas os conteúdos que podem ser publicados em um blog não se restringem a eles, variando de imagens a áudios e vídeos. Veja os principais:
- Artigos: são a alma de um blog e boa parte de todo o conteúdo é constituído por eles. Geralmente são textos informativos, mais leves e divertidos.
- Imagens: podem ser consideradas parte dos artigos, pois precisam aparecer para que se consiga explicar melhor determinado tema e chamar a atenção do leitor. Mas elas também aparecem em outros lugares, como em páginas, anúncios, etc.
- Infográficos: juntam imagens e textos para criar um conteúdo explicativo mais resumido e atraente para os leitores.
- E-books: geralmente são lançados em landing pages. Costuma ser um conteúdo mais longo, que enfoca com mais detalhes um determinado tema.
- Vídeos: são conteúdos audiovisuais acompanhados por explicações textuais ou introduções.
Agora que você sabe o que é um conteúdo de qualidade e quais são os seus tipos, continue lendo para aprender como criá-lo!
Como criar conteúdo para blog?
A criação de conteúdo para blog basicamente pode ser dividida em três etapas, conforme veremos a seguir.
Como a maior parte do conteúdo são artigos, usaremos este tipo para exemplificar, mas a maioria das dicas dadas podem ser aplicadas a outros tipos de conteúdo.
Etapa 1: encontrando temas
Para produzir conteúdo para blogs, é necessário identificar quais temas podem ser abordados. Ter uma persona definida, pode te ajudar muito nesta busca.
Digamos que você tenha um blog sobre tecnologia: pense em quais temas relacionados a este assunto podem ser usados e seu leitor gostaria de ver sendo desenvolvidos na página? Tecnologia da informação? Tecnologia mobile? Futuro da tecnologia?
Para encontrar os melhores temas para a produção de conteúdo, é preciso pesquisar bastante, identificar tendências e realmente ir fundo no tema principal.
Etapa 2: escrevendo
Com os temas em mãos, basta selecionar um e começar a produzir. Mas como isso deve ser feito?
Nessa etapa, é fundamental que o blog em questão já possua um público bem definido, uma persona, para assim alinhar a produção do conteúdo de acordo com a linguagem, necessidades e vida desse público, entre outras coisas.
Então, o primeiro passo é fazer uma pesquisa de palavras-chave. É preciso buscar uma principal e outras relacionadas para trabalhar durante o texto. Há sites específicos onde você consegue buscar a incidência de determinadas palavras-chave, ou seja, o quanto elas são procuradas em sites como o Google, por exemplo.
Depois é colocar a mão na massa: escreva um primeiro rascunho do texto e depois volte melhorando, corrigindo, posicionando melhor as palavras-chave, deixando o artigo mais escaneável.
Para isso, lembre-se dos componentes básicos para a composição de qualquer texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. Tenha em mente que um texto produzido para a internet não pode ser escrito da mesma forma que os tradicionais.
Esta grande rede é um lugar ocupado e as pessoas têm pressa! Por isso, o conteúdo deve ser simples e fácil de ler, com uma linguagem sem palavras rebuscadas ou termos muito técnicos.
O ideal é que o texto tenha frases curtas e bem escritas, compondo parágrafos curtos de no máximo 4 linhas. O uso da divisão em tópicos, subtítulos e bullet points também são muito importantes.
Na escolha dos títulos, pense em algo criativo! Escolha um título que fisgue a atenção do internauta e o faça clicar. É recomendada também a utilização de CTAs, (Calls to Action) tanto no desenvolvimento quanto na conclusão do artigo para incentivar os leitores a realizarem determinada ação, que pode ser deixar um comentário, por exemplo.
Além disso tudo, o texto precisa estar alinhado a outras regras de SEO. Títulos, meta description, URL… todos os componentes precisam estar bem otimizados para que as pessoas encontrem o encontrem.
Etapa 3: publicando
Com o conteúdo pronto, tudo o que resta fazer é publicá-lo em seu site por meio de uma plataforma. No entanto, simplesmente postar o artigo no blog não é suficiente, pois, mesmo que o blog em questão já tenha uma boa base de leitores, é preciso atrair público até ele e gerar tráfego.
E aí que entra a divulgação. É preciso divulgar o conteúdo para que mais pessoas o leiam e até mesmo para que aqueles que já seguem o blog saibam da sua existência.
Essa divulgação pode ser feita nas páginas do blog nas redes sociais, através do e-mail dos seguidores, com links em outros artigos e em vários outros lugares. O importante é sempre impulsionar o conteúdo novo.
Pronto! Agora você já sabe como criar conteúdo para blog. Gostou deste que acabou de ler? Compartilhe nas suas redes sociais! Ele pode ajudar muita gente que está começando nesse universo dos blogs!