Tempo de leitura: 8 minutos
A Internet tem evoluído extremamente rápido nas últimas décadas. Esse crescimento também acompanhou um avanço tecnológico que propiciou o aumento da velocidade e a queda nos custos dos servidores. O armazenamento também evoluiu, devido à grande demanda por segurança e espaço para os dados.
Você provavelmente já deve ter ouvido alguém falar sobre hospedar seus arquivos “na cloud” ou “na nuvem”. Este é um recurso bastante útil para quem necessita de um grande espaço para armazenamento com segurança. Mas o que a Hospedagem Cloud realmente é? Entenda tudo sobre ela a seguir.
TÓPICOS
O que é a nuvem (cloud)?
Os tecnólogos tendem a fornecer uma resposta excessivamente complicada à pergunta “o que é a nuvem?”. No contexto da hospedagem cloud, não há nenhum objeto físico que você possa apontar e rotular como nuvem.
Ela é mais uma estrutura eletrônica em que os dados são armazenados em vários computadores diferentes e veiculados por meio de uma conexão de rede, geralmente a Internet.
A longo prazo, também é uma solução muito mais barata do que os planos de servidores virtuais ou físicos, sendo ideal tanto para apenas um usuário, como para uma corporação inteira.
O que é a hospedagem Cloud?
Aposto que ao decidir que tipo de hospedagem é mais ideal para você, ficou confuso. Isso é muito comum, pois na maioria das vezes, não sabemos ao certo o quanto de capacidade, armazenamento e desempenho iremos precisar.
A Hospedagem Cloud vem para oferecer solução a um problema muito comum entre quem utiliza os serviços de hospedagem de sites. Esse tipo de hospedagem possui a flexibilidade de crescimento que um site em ascensão precisa.
Ou seja, se você precisar de mais recursos porquê está tendo mais visitas em seu site, a hospedagem irá automaticamente se adaptar para suprir essa necessidade. Dessa forma o seu site estará sempre preparado para qualquer fluxo de visitas.
Os 3 tipos de serviços de uma hospedagem cloud
Há três tipos de serviços que a nuvem oferece e é muito importante saber qual o ideal para você. Conheça-os a seguir:
1. SaaS (Software-as-a-Service)
Este é provavelmente o modelo mais conhecido para armazenamento em nuvem. Essencialmente, as plataformas SaaS distribuem dados online e são acessíveis a partir de um navegador em qualquer dispositivo. A facilidade de uso, os preços iniciais baseados em assinaturas e custos reduzidos tornam o SaaS um dos serviços mais atraentes em todos os negócios e tecnologia. Sites e aplicativos como Twitter, Facebook, OneDrive e Google Docs funcionam deste modo.
2. IaaS (Infrastructure-as-a-Service)
Fornece uma infraestrutura de computação virtualizada, gerenciada inteiramente pela Internet. Ela pode ser usada de diferentes maneiras, como um ambiente de teste para desenvolvimento de aplicativos, um host para sites ou até mesmo como uma plataforma para análise de big data. Esta opção se tornou bastante popular devido à continuidade dos negócios e à eficiência no fornecimento de aplicativos.
O IaaS é mais voltado para pequenas ou médias empresas com um crescimento exponencial e que não possuem uma infraestrutura capaz de acompanhar o armazenamento de dados ou tenham uma renda volátil.
3. PaaS (Platform-as-a-Service)
É um modelo de hospedagem em nuvem que fornece aos usuários kits de desenvolvimento hospedados, recursos de gerenciamento de aplicativos e ferramentas de banco de dados – os recursos virtuais que as empresas precisam para criar, implantar e iniciar seus aplicativos de software. Ao terceirizar a hospedagem e a segurança e armazenamento do banco de dados, as empresas evitam investimentos de longo prazo, o que lhes poupa muito dinheiro.
Caso você tenha uma empresa e não saiba qual dos modelos escolher, este talvez seja o ideal para você, desde que possua um time de desenvolvedores disponível para trabalhar simultaneamente. Amazon Web Services e o Dropbox são bons exemplos de empresas que fornecem este serviço.
Vantagens e Desvantagens da Hospedagem Cloud
Sendo adotada cada vez mais por empresas em todo o mundo, a hospedagem na nuvem com certeza é um dos melhores meios de armazenar os seus arquivos e sites. Entre seus principais benefícios, podemos citar:
- Mais barato impossível: a hospedagem na cloud possibilta que as empresas custeiem despesas mínimas. Como tudo pode ser operado através da nuvem, muito dinheiro é poupado com manutenção, funcionários e equipamentos caros.
- Acesso a partir de diversos dispositivos: Outra vantagem é poder acessar o ambiente da nuvem não apenas através do sistema, mas também de outros dispositivos, como smartphones ou tablets. Isso aumenta a eficiência, pois os pedidos, documentos e arquivos estão disponíveis através de um único toque.
- Recuperação de dados: com certeza, o backup automático de dados é o recurso mais utilizado de servidores de hospedagem cloud. A recuperação de dados é muito mais simples e, além disso, possível, do que quando um disco rígido queima e traz consigo tempo e custos adicionais.
- Possibilidade de compartilhamento: Qualquer documento ou arquivo pode ser enviado por e-mail e compartilhado sempre que necessário, trazendo uma flexibilidade incomparável.
- Segurança de dados: os bons fornecedores de serviços em nuvem escolhem apenas os datacenters mais seguros para suas informações. Além disso, os serviços possuem auditorias, senhas e arquivos criptografados.
No entanto, mesmo o melhor sistema do mundo terá pontos negativos. Com a cloud não é diferente. Por isso, conheça também algumas desvantagens:
- Conexão de Rede: Para hospedagem em nuvem, a conexão à internet é uma condição essencial para acessar seus arquivos.
- Largura de banda baixa: Caso a sua largura de banda não seja tão boa, os recursos podem não ser acessados. Às vezes, até mesmo uma conexão de satélite que possui uma ótima banda larga pode apresentar um desempenho de baixa qualidade, o que, em geral, é causado pela alta latência.
- Qualidade afetada: A Internet é usada para várias finalidades, como ouvir áudios, assistir a vídeos on-line, baixar e fazer upload de arquivos pesados, imprimir a partir da nuvem e a lista continua. A qualidade da conexão com a computação em nuvem pode ser afetada quando muitas pessoas utilizam a mesma rede ao mesmo tempo.
- Falta de suporte: os serviços baseados em nuvem nem sempre fornecem suporte adequado aos clientes. Os fornecedores não estão imediatamente disponíveis para esclarecer por e-mail ou telefone, fazendo com que os consumidores precisem aguardar muito tempo para obter esclarecimentos.
É claro, existem prós e contras quando se pensa em contratar um serviço de hospedagem cloud, mas a nuvem se tornou essencial para quase todo empreendimento comercial. Com medidas e cuidados adequados, as desvantagens destes serviços podem ser mínimas.
Melhores serviços de Hospedagem Cloud
1. Hostinger
A Hostinger é uma empresa de hospedagem de sites que está no ramo ha mais de 15 anos. Com a ideia de possibilitar aos seus clientes criarem sites sem nenhuma dificuldade, deu o seu pontapé inicial em 2004 e desde então segue como líder no mercado de web hosting.
Entre os excelentes serviços que a Hostinger oferece está a Hospedagem Cloud ou Hospedagem em nuvem. A empresa promete oferecer uma hospedagem cloud com a simplicidade de uma hospedagem compartilhada e o poder de uma hospedagem VPS.
O plano mais básico da hostinger para cloud, o “Startup” conta com: 3 GB RAM, 40 GB Espaço em Disco, Tráfego Ilimitado, 2 Cores de CPU, Endereço de IP Dedicado e Certificado SSL gratuito.
2. Weblink
Lançada ao mercado em 2014, a Weblink vem alcançando o patamar de topo 3 melhores hospedagens de sites. Isso se dá pelo seu excelente serviço e pelas suas ofertas atrativas.
A empresa também possui um serviço pronto para suprir as necessidades de quem deseja uma solução em nuvem. Ela promete uma hospedagem até 3x mais rápida com recursos dedicados.
O plano mais básico da WebLink para cloud conta com: 2 Núcleos de CPU, Endereço de IP Dedicado, Tráfego de Dados Ilimitado, 40 GB Espaço em Disco, 3 GB RAM.
Conclusão
É verdade que este novo modelo de armazenamento mudou completamente o tratamento de dados. Custos minimizados, fácil acesso, backup, recursos de compartilhamento, centralização de dados, armazenamento gratuito, segurança e testes rápidos falam por si. O argumento fica ainda mais forte com a maior flexibilidade e confiabilidade.
De qualquer forma, é sempre importante que você conheça bem um serviço antes de contratá-lo e a nossa intenção é oferecer o máximo de informações possíveis para que sua escolha seja consciente e acertada. Veja abaixo alguns outros artigos que possam ser interessantes para você:
Gostou desse post, compartilhe com seus amigos. Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo. Estaremos prontos para ajudá-lo. Até a próxima.